As brincadeiras lúdicas são muito importantes na educação das crianças e muitas vezes, por falta de informação, os pais acabam não ficando sabendo disso. O momento é visto apenas como distração, mas na verdade, a fantasia ajuda no desenvolvimento e aprendizado delas.

Através do lúdico os pequenos adquirem novas capacidades, de modo que ampliam seus limites. O mundo da imaginação faz com que eles conquistem novas etapas de autonomia, aumentando sua formação como um todo. Por isso, o lúdico não pode ser visto como distração.

Para a criança é importante que os pais e educadores se dediquem a elas por algum tempo no momento das brincadeiras e se envolvam em suas fantasias infantis. Além de ser uma brincadeira mais produtiva, ela estimula suas funções cognitivas tornando-as mais independentes e criativas.

Brincadeiras com atividades lúdicas para crianças

  • Massa de modelar

Estimular as crianças a brincarem com massinha é uma ótima opção e pode ajudar os músculos dos dedos a ficarem mais fortes e saudáveis. Sem contar que são fáceis de encontrar e vêm em cores fortes e diversificadas. Elas adoram tanto para apertar como para criar personagens de sua imaginação.

  • Guache

Os pais e professores podem usar o guache para incentivá-las a usar os dedos para pintar. A atividade melhora a criatividade, estimula a coordenação motora e psicomotricidade das mãos e dedos, aumenta as sensações tácteis e permite o conhecimento de diferentes tons de cores.

  • Piscina de Bolinha

A brincadeira na piscina de bolinhas ajuda a manter o equilíbrio, estimula a visão e a diferenciar as cores. É possível brincar também de esconde-esconde com objetos dentro da piscina. Essa é uma brincadeira muito divertida para elas.

Assim como existem as atividades lúdicas para as crianças, há também os brinquedos que trazem ótimos benefícios para o desenvolvimento motor e cognitivo.

  • Tapete Infantil

tapete infantil é um recurso que permite aprimorar as habilidades sensoriais motoras da criança e seu relacionamento com os outros melhorando o repertório de imagem, cores, formas e outros.

  • Bonecas

Segundo especialistas a boneca é a linguagem da criança, ou seja, é uma forma que ela tem de expressar tudo o que acontece a sua volta e isso acontece por meio do brincar.

  • Mobile

Os móbiles são indicados para estimular a visão, a audição e o tato das crianças, já que até os dois meses vida elas se comunicam através do olhar, do choro e movimentos com os braços e pernas. Esses brinquedos são bonitos, coloridos e podem ser encontrados em diversos modelos.

  • Barraca infantil

Essa é uma diversão que todas as crianças adoram. Elas entram no mundo da imaginação e se tornam mais criativas e dinâmicas. As barracas ou cabaninhas como são conhecidas deixam a brincadeira mais divertida e emocionante. É possível encontrar modelos de diferentes tamanhos.

A loja É Pra Presente é especializada em diversos brinquedos de qualidade e preços bem acessíveis. O site conta com uma linha de itens para presentes como brinquedos para crianças de 3 anos e brinquedos para crianças de 7 anos.