Para pais que têm mais de um filho, uma das maiores preocupações que eles têm é a questão da amizade, do companheirismo e de toda a relação que os irmãos precisam ter um com o outro.

Normalmente, quando chega uma nova criança na família, o mais velho fica com um pouco de ciúmes e, dependendo de sua personalidade, pode agir, por um tempo, de uma forma mais defensiva e sinta um pouco de ausência dos pais que estão dando maior atenção para o novo integrante da família.

Claro que essa atitude, no início, é completamente aceitável, mas isso não pode durar por muito tempo e, por isso, os pais precisam aprender a lidar com o mais velho depois da chegada de um novo irmão.

Relação entre irmãos na infância

No início

Como citamos acima, é normal que no começo essa relação seja um pouco mais difícil de lidar, pois as crianças ficam com seu emocional mais afetado, tanto positivamente quanto negativamente, por isso citamos que cada caso vai depender da personalidade das crianças.

Começo de uma intimidade

Após esse curto tempo, mais difícil, de aceitação de todas as partes, as crianças começam a ter mais contato direto uma com a outra através de brincadeiras e de todo o tempo em que passam juntas.

Nesse momento, também, é fundamental a presença dos pais para que elas consigam ter mais noção e capacidade de entendimento do lugar uma da outra. E é exatamente nesse momento também que a construção de uma amizade para o resto da vida é constituída.

Aprendendo a ter respeito

 A partir do momento em que elas começaram a criar uma intimidade, é possível começar a perceber que elas estão aprendendo a ter respeito pelo jeito e vontades uma da outra.

Esse momento é importante para que elas consigam ter uma amizade ainda mais forte tanto durante a infância como na adolescência e depois de adultos.

 Ajude com brincadeiras

 Algumas brincadeiras podem ser feitas para ajudar em cada etapa desse momento de desenvolvimento das crianças uma com a outra e é você, como pai ou mãe, que poderá ajudar mais do que ninguém.

Ensine a dividir os brinquedos

 Tente comprar brinquedos que são fáceis de brincar com mais de uma pessoa. Por exemplo, compre uma barraquinha de acampamento para que elas brinquem juntas e quando for presentear, deixe claro que esse é um brinquedo para todas elas.

Elas podem aproveitar essa barraca para fazer um acampadentro na sala de estar, por exemplo. Deixe que as crianças durmam uma noite juntas brincando, assim, esse momento será extremamente divertido e importante para o fortalecimento da amizade delas.

Outro brinquedo que também é muito fácil de brincar com mais de uma criança são os de encaixe. Ensinando a elas que cada uma terá a sua vez de pegar uma peça e de encaixar no brinquedo, você verá como a relação de respeito e de trabalho em conjunto irá melhorar.

Para comprar o melhor presente para criança de 7 anos, entre na loja online É Pra Presente e veja toda a variedade de opções que temos disponíveis para que você escolha os melhores para seus filhos brincarem juntos.

Clique aqui e confira!