O patinete é um brinquedo que costuma agradar meninos e meninas de diversas idades, mas qual será o melhor modelo para cada faixa etária? Com quantos aninhos a criança pode começar a se aventurar? Descubra respostas para essa pergunta e mais dicas aqui!

O patinete é um brinquedo para locomoção, feito com uma plataforma alongada e estreita, sobre a qual se apoiam os pés, e duas ou três rodas (dependendo do modelo e da faixa etária da criança) nas extremidades da mesma, além de uma barra vertical com um guidão que serve de direção.

Com o desenvolver de novas tecnologias, várias marcas capricharam e criaram designs mais seguros, garantindo um bom desenvolvimento psicomotor das crianças. Dentre tantas opções e variedades, fica a dúvida acerca de qual modelo é o mais adequado para cada caso.

Veja aqui um pequeno guia para lidar melhor com essa questão:

O patinete infantil ideal para cada criança

·         Patinetes para crianças pequenas (de 2 à 6 anos)

Mesmo crianças pequeninas podem ganhar um patinete! Hoje em dia há diversos modelos feitos apenas para esse público. Eles são mais estáveis e menores que os tradicionais para que se adequem ao tamanho dos pequenos, assim a criança pode aprender a técnica de andar de patinete em segurança.

A grande vantagem de introduzir o uso do patinete desde cedo é encorajar a criança a desenvolver seu equilíbrio e coordenação motora. Além de melhorar essas habilidades, ainda é muito divertido.

Patinetes infantis com 3 rodas são os mais procurados aqui: muito estáveis, são recomendados para iniciantes que precisam se acostumar aos movimentos necessários para andar no brinquedo. Esse modelo é particularmente usado para crianças entre 2 e 4 anos.

Os modelos com duas rodas podem ser adquiridos para crianças que já possuem mais equilíbrio, ou seja, com idade entre 5 e 6 anos.

·         Patinetes para crianças maiores (de 6 à 12 anos)

Como sabemos, as crianças crescem muito rápido, o que significa que de tempos em tempos o patinete precisa ser substituído.

Escolher o modelo que se encaixe com o tamanho da criança é muito importante, e geralmente as mais velhas, com idades entre 6 e 12 anos, precisam de patinetes mais resistentes, projetados para uso diário, com rolamentos mais fluídos e rodas macias, que ajudarão o pequeno a ter maior comando.

Estes modelos em específico são feitos de forma que a própria criança possa dobrá-los e acompanham um sistema de suspensão.

Aos 12 anos a criança se torna um adolescente, e provavelmente vai querer novos brinquedos.

Encontre o melhor em patinete infantil na É Pra Presente!

A É Pra Presente conta com diversos modelos de patinetes, como o patinete 3 rodas Heroizinhos e o patinete com luzes nas rodas Friends Monsters!

Navegue pelo site e confira todas as opções.