Trabalhar os estímulos das crianças é algo muito importante para o desenvolvimento delas e algumas brincadeiras podem ajudar a melhorar ainda mais essa questão. Além de ser um bem muito grande para as crianças, esse estímulo costuma ser bastante divertido.

Alguns pais acreditam que só é possível fazer gincanas ou brincadeiras que estimulam o desenvolvimento apenas na escola ou com muitas outras crianças juntas, mas não. É possível fazer esse tipo de atividade em casa de uma forma muito simples.

Para facilitar sua vida, separamos aqui algumas gincanas e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento infantil. Algumas atividades realmente ficam mais divertidas com outras crianças, mas também podem ser feitas com adultos.

Gincanas e brincadeiras para estimular

 Adivinhar o que está na boca

 Essa brincadeira é antiga e muitos adultos certamente brincavam quando eram crianças. Basta pegar alguns alimentos na cozinha, como pedaços de frutas, biscoitos, bolos, chocolates, por exemplo, vendar os olhos da criança e colocar o alimento na boca para que ela adivinhe o que está comendo.

Essa brincadeira estimula ainda mais o paladar e faz com que ela se esforce e pense de forma racional para adivinhar o que está em sua boca.

Adivinhar qual é o objeto

 Assim como a brincadeira de adivinhar o que está na boca, essa incentiva a criança a pensar e a se concentrar um pouco mais.

Basta pegar alguns objetos da casa e, principalmente, seus brinquedos, como carrinhos ou até panelinhas, vendar os olhos da criança e fazer com que ela adivinhe por meio do tato das mãos e dos pés qual é o objeto.

 Desviar dos lasers

 Essa é uma brincadeira que pode ser muito divertida se o adulto brincar com a criança, mas fica ainda mais divertida quando é feita com outras crianças também.

Você vai precisar apenas de papel crepom, fita crepe e um corredor. Estique o papel e cole de forma aleatória fazendo obstáculos como se fossem laser de verdade. Crie uma história como se as crianças fossem agentes ou até mesmo super heróis que precisam passar pelos obstáculos para salvar alguém.

Essa brincadeira estimula a coordenação motora da criança e dependendo do nível de dificuldade que você colar os papéis, pode ser feita com crianças a partir de dois anos de idade.

Pintar com canudos

 Essa é uma brincadeira que, dependendo da idade da criança, precisa ser supervisionada.

Coloque uma cartolina bem grande no chão ou até mesmo em cima do tapete infantil, pegue alguns guaches próprios para criança e alguns canudos. Jogue um pouco do guache na cartolina e deixe que a criança assopre o canudo em cima da tinta para que ela se espalhe e faça formas diferentes.

Brinquedos também ajudam

Alguns brinquedos também ajudam muito no momento de estimular o desenvolvimento da criança. Por exemplo, brinquedos de encaixe são ótimos para dar a crianças de até um ou dois anos, pois eles ajudam na coordenação motora.

Para comprar os melhores brinquedos para seus filhos, é preciso escolher uma loja de confiança, como é o caso da É Pra Presenteclique aqui e acesse o site. Essa loja está no mercado há muito tempo e conta com brinquedos para crianças de 3 anos e brinquedos para crianças de 5 anos que são seguros e possui alta qualidade.