As atividades físicas são muito importantes na infância para que as crianças tenha uma qualidade de vida melhor. Mas, para isso é preciso que haja estímulo desde o primeiro ano de vida por parte dos pais e professores.

A infância é a fase ideal para dar início às práticas esportivas. Elas ajudam no desenvolvimento cognitivo e motor, no convívio social e no trabalho em equipe, além de contribuírem para que elas se tornem mais independentes, dinâmicas e fortes.

Outros benefícios alcançados pelos pequenos é a prevenção do sedentarismo e da obesidade infantil, doenças que têm crescido nos últimos tempos. Esse crescimento se deu devido às inovações tecnológicas, que não exigem nenhum tipo de esforço físico.

Benefícios alcançados através das atividades físicas

Existem diversas atividades físicas que podem ser praticadas na educação infantil. Os principais benefícios proporcionados por elas são os seguintes:

  • Coordenação motora e cognitiva
  • Concentração
  • Equilíbrio do corpo
  • Controle emocional
  • Melhor foco visual
  • Melhora do convívio social
  • Aceitação do outro
  • Amplia a capacidade de aprendizagem
  • Trabalho em equipe
  • Melhora a postura.

Os exercícios são essenciais na vida de todas as pessoas, mas devem ser realizados através de orientações de um profissional especializado no assunto. Principalmente quando o assunto é criança, é bom tomar todos os cuidados possíveis.

Atividades físicas para crianças

Natação:

Apesar de ser um esporte, essa é uma atividade que ajuda a melhorar a respiração, a musculatura, os ossos e o crescimento. Alguns pais colocam seus filhos na natação para auxiliar no tratamento de bronquite e, dessa forma, permitir uma saúde melhor a eles..

Brincar de Bola:

O uso da bola é muito importante na formação social das crianças. Ao brincarem com ela, os pequeninos aprendem a compartilhar com os demais, sem contar que adquirem controle na coordenação motora, maior equilíbrio e concentração.

Patinetes:

Os patinetes são grandes aliados na hora da diversão e estimulam ajudam as crianças a se exercitarem de forma que todo o seu corpo também se movimente, o que por sua vez fortalece os ossos e músculos.

Patins:

Esse brinquedo tem como objetivo fortalecer o equilíbrio, as pernas e músculos. Os patins são divertidos, mas é necessário que um adulto esteja sempre por perto para evitar possíveis acidentes.

Pular corda:

Apesar de ser uma brincadeira antiga, essa é uma ótima opção para fazê-los gastar muita energia de forma saudável e divertida. Pular corda permite uma concentração maior, mais equilíbrio, fortalecimento das pernas e socialização.

Corrida do saco:

Essa atividade permite faz com que a pessoa se movimente bastante, principalmente as pernas. Tem como objetivo trabalhar a interação e exercitar todas as partes do corpo.

Bambolê:

O bambolê permite brincar de várias maneiras:basta usar a criatividade.  Com ele é possível fazer diferentes exercícios que vão ajudar a pessoa ter uma qualidade de vida melhor e mais saúde.

Na loja É Pra Presente, é possível encontrar produtos para presentes de ótima qualidade para todas as idades, como brinquedos para crianças de 3 anos e brinquedos para crianças de 5 anos. Seu objetivo é satisfazer seus clientes da melhor forma possível e garantir que eles adquiram produtos de alta qualidade e um excelente custo-benefício.