Quando interagimos com outros indivíduos aprendemos a viver em sociedade, ou seja, lidar com o mundo. O relacionamento com os outros nos tornam seres independentes, em razão disso, a socialização infantil é muito importante.

Quando a criança é exposta com outras pessoas para interagir em ambientes diferentes, os benefícios alcançados são muitos. Elas aprendem a se comunicar melhor e como agir diante de algumas situações.

O convívio social na infância não deve ser impedido pelos pais. É importante que elas fiquem distantes da família por um tempo durante o dia para que tenham autonomia, criem novas amizades e desenvolvam melhor a capacidade de comunicação e raciocínio.

Brincadeiras que ajudam na socialização dos pequenos

As brincadeiras de socialização têm como objetivo contribuir com a interação entre as crianças, fazendo com que adquiram novos conhecimentos e aprendam a lidar com o novo.

Seguem abaixo algumas brincadeiras voltadas para socialização com crianças de 2 a 5 anos de idade.

  • O feiticeiro

Nessa brincadeira as crianças ficam em pé e uma delas deve ser escolhida para ser o feiticeiro. Ao sinal dado pelo instrutor, ela perseguirá os colegas. Quem for tocado ficará enfeitiçado e deve permanecer parado com as pernas afastadas e abertas.

Enquanto segue a perseguição, as demais crianças passam por baixo das pernas daquele que foi tocado para que o feitiço seja quebrado. O feiticeiro deve ser substituído para dar oportunidade para os demais participantes.

  • Estátua

Essa brincadeira é indicada para crianças acima de 4 anos de idade, menores podem participar, mas exige adaptação e atenção maior com os pequenos.

A brincadeira precisa de uma música alegre. Antes de dar inicio é preciso definir quem será o instrutor, que indicará o tempo que todos possam dançar. Enquanto a música tocar os movimentos continua, assim que parar ninguém pode se mexer ou dar risadas.

Aquele que se mover sai da brincadeira e os outros continuam até que sobre apenas uma criança.

  • Túnel de Bambolês

Brincar com bambolês permite desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e força.

Cada participante segura o bambolê, apoiando-o ao chão. A distância deve ser de aproximadamente 30 cm entre cada bambolê. A ideia é criar um túnel para elas atravessarem engatinhando. Quando chegar ao final, deverá ir até a outra ponta do túnel para segurar um bambolê.

  • Brinquedos de encaixe

Esses brinquedos têm como objetivo ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico fazendo com que a criança tenha mais foco na aprendizagem. Existem diversos modelos como: blocos para montar, pirâmides, carrinhos entre outros.

  • Bichos de pelúcia

Os bichos de pelúcias são ótimos companheiros nessa faixa etária de idade, são brinquedos lindos e servem também como item de decoração para o seu quarto.

  • Patinete

Os patinetes são indicados para crianças a partir de cinco anos. Ao adquirir, escolha os que têm três rodas, pois são mais seguros. O produto faz com que o indivíduo ao brincar se movimente com mais frequência e dessa forma ajuda a desenvolver as capacidades motoras.

Ao comprar presentes para seus filhos ou outra criança, visite a loja É Pra presente. O site tem produtos diversificados e de qualidade como brinquedos para crianças de 2 anos e brinquedos para crianças de 5 anos.