É importante saber quais brincadeiras podem ser feitas com uma criança de acordo com a sua faixa etária de idade. A importância de saber com o que brincar, como tratar e como cuidar é tão grande que influencia em 100% no seu crescimento.

Mesmo que bebê, a criança adora brincar e essas brincadeiras são como combustíveis que vão alimentando o seu intelecto e auxiliam em seu desenvolvimento de forma progressiva.

Mas, como diz o ditado “para tudo nessa vida tem o tempo certo”, isso funciona também para determinadas brincadeiras. Para que esse combustível seja aplicado da forma correta, é preciso que os pais façam brincadeiras que são adequadas para cada fase da vida do bebê.

Pensando nessa importância, que é tão grande, iremos mostrar quais são as brincadeiras ideais para cada fase do bebê até que ele faça 2 anos de vida.

Brincadeiras para crianças de até 3 meses 

As crianças que estão com esse tempo de vida ainda não conseguem sustentar sua cabeça, por isso, é preciso que os pais incentivem essa movimentação para que, aos poucos, o bebê consiga se firmar sozinho.

Porém, é importante que esse movimento seja feito com cuidado e cautela, de forma que não force demais os músculos do seu pescoço. Uma boa opção é deixar o bebê deitado na cama de bruços e chamar a atenção dele com a ajuda de um chocalho. Isso vai fazer com que ele levante a cabeça para procurar o que está acontecendo. Além de diverti-lo, vai ajudar em seu desenvolvimento.

Brincadeiras para crianças de 6 aos 9 meses 

Crianças que estão nessa faixa etária já estão com os braços mais fortes e conseguem segurar alguns brinquedos leves. Por isso, brinque com ela de forma que a incentive a passar o brinquedo de uma mão para outra.

É importante ressaltar que, nessa idade, as crianças têm costume de levar tudo à boca, por isso é preciso que os brinquedos sejam macios, leves e não os machuquem.

Brincadeiras para crianças de 9 meses a 1 ano 

Nesta idade, as crianças estão ainda mais firmes e conseguem segurar brinquedos com mais facilidade. Além disso, também conseguem se manter em pé com a ajuda de alguém e já ficam sentadas sozinhas para brincar.

Como a criança já consegue ficar sentada, compre aqueles tapetes infantis e coloque os brinquedos espalhados sobre o tapete para ela que interaja com eles.

Brincadeiras para crianças de 1 ano e 6 meses a 2 anos 

Crianças que têm de 1 ano e meio a 2 anos já conseguem ter uma desenvoltura melhor do que quando mais novas. Assim, já é possível brincar com brinquedos que são mais divertidos, como as bolas, então escolha uma que seja macia.

Isso vale tanto para meninas quanto para meninos, pois, brinquedos como este, fazem com que a criança estimule a agilidade com as pernas e com os braços.

Além de fazer brincadeiras que sejam adequadas para a idade da criança, é preciso que os brinquedos sejam de alta qualidade, assim a saúde e a segurança do bebê não estarão em risco.

A melhor loja para encontrar brinquedos para crianças de 1 ano e também brinquedos para crianças de 3 anos é a É Pra Presente que tem como sua maior missão oferecer momentos de alegria e diversão para as crianças e também para os pais.