No universo dos brinquedos para meninos e meninas, é possível encontrar as mais diversas opções, mas todo cuidado é pouco. Veja aqui como garantir que os pequenos brinquem sem se machucar.

Todos nós sabemos que os presentes preferidos da garotada são os brinquedos! Porém, a escolha do modelo ideal pode não ser tão simples quanto parece.

Além de levar em consideração o gosto da criança, sua idade, habilidades e limitações, é preciso também ficar atento aos possíveis riscos que esse brinquedo pode representar para o usuário.

Brinquedos para meninas, meninos e bebês com máxima segurança!

Ao levar em consideração nossas principais preocupações na hora de deixar a criança sozinha com um brinquedo, um forte aliado dos pais é o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

O selo do INMETRO garante que o brinquedo foi aprovado em uma série de testes que respeitam e cumprem diversas normas, especificações e regulamentações técnicas.

Os brinquedos não devem oferecer quaisquer riscos à saúde e integridade física da criança, como, por exemplo, choques elétricos, cortes, perfurações, alergias ou intoxicação.

Além disso, é fundamental observar também a idade recomendada para o uso de cada brinquedo. Aqueles que possuem peças pequenas são um verdadeiro perigo para os bebês (que tendem a colocar tudo na boca e podem engolir ou se engasgar com alguma pecinha).

Outros Cuidados:

  • Ao realizar uma compra, exigir o selo de identificação do INMETRO ou selo de certificação. Isso garante que produto atende aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos nas normas e regulamentos da instituição;
  • Nunca compre produtos no comércio informal. Brinquedos vendidos nesse tipo de comércio são mais baratos, porém quase sempre são produtos irregulares, falsificados e, apenas como exemplo, podem vir acompanhados de toxinas;
  • Exija a nota fiscal da loja onde comprou, assim você terá segurança que haja responsabilidade social em caso de acidente ou defeito no brinquedo;
  • Antes de dar o produto nas mãos das crianças, leia muito bem as instruções de uso, com orientações quanto à forma segura de usar o brinquedo.
  • No caso de brinquedos, especificamente, devemos dar a devida atenção à faixa etária recomendada para seu uso. Peças pequenas são muito perigosas em brinquedos para bebê. Nos lares em que há crianças com diferentes idades, é preciso total atenção.

Preste atenção ao selo do INMETRO

O selo do INMETRO é obrigatório, tanto em brinquedos para meninos, quanto para meninas e bebês, e só é concedido se o brinquedo for devidamente aprovado em todos os testes. No selo consta a marca do INMETRO, a marca do organismo acreditador e o foco da certificação de saúde e segurança.

O selo costuma vir diretamente impresso ou em forma de etiqueta indelével na embalagem, ou até mesmo afixada ao próprio produto, na etiqueta de pano (como no caso de pelúcias).

Encontre os melhores e mais seguros brinquedos na É Pra Presente

Na loja virtual da É Pra Presente você encontra diversos modelos de brinquedos para as diversas faixas etárias, e todos vêm acompanhados da certificação do INMETRO, garantindo maior segurança para os pequenos. Navegue pelo site e confira!