Quando nasce um bebê, é normal que o irmão mais velho fique com ciúmes e tenha algumas atitudes para chamar a atenção dos pais, e isso é normal, pois a criança não estava acostumada a ter que dividir a atenção da mãe e do pai com mais ninguém.

Para que o irmão mais velho não se sinta de lado com a chegada do irmãozinho mais novo, é preciso que os pais tenham atenção e um certo cuidado a mais com ele, para que uma possível rivalidade entre irmãos não aconteça, assim, o mais velho entenderá que é tão importante quanto o mais novo integrante da família.

Para que a chegada do novo irmão não afete o psicológico do outro irmão, os pais precisam trabalhar determinadas atitudes. Além de mostrá-las, iremos te explicar como fazer isso de uma forma mais fácil, natural e tranquila.

Como lidar no momento do hospital

 Quando o novo bebê vai nascer, é preciso que tanto ele quanto a mãe permaneçam alguns dias no hospital para que certos procedimentos e cuidados sejam realizados. Isso já gera uma grande mudança na rotina da família, principalmente para o irmão mais velho que, provavelmente, nunca passou algumas noites longe da mãe.

Para que a criança não sinta profundamente essa mudança, tenha algumas atitudes, como:

  • Faça ligações, diariamente, para falar com ele;
  • Peça para o pai ou para quem ficou responsável pela criança que leve-a para fazer uma atividade diferente, como ir a um parque, por exemplo;
  • Deixe que o irmão mais velho visite o bebê no hospital;
  • Quando ele for ao hospital visitar, dê atenção a ele.

Essas são algumas dicas que podem fazer com que a criança sinta-se importante mesmo com a mãe estando longe.

Chegando em casa com o novo bebê

 Esse é um dos momentos em que os pais mais ficam nervosos e ansiosos para saber qual será a reação da criança mais velha diante da nova rotina que, de fato, irá começar. Também, é preciso ter alguns cuidados e atitudes para que logo no início a criança sinta-se igualmente importante, como era antes.

  • Ao chegar em casa com o bebê, fique um tempo com o filho mais velho para que ele também sinta-se sendo prioridade naquele momento;
  • Ao receber visitas, peça para que elas também deem atenção ao filho mais velho;
  • Chame o filho mais novo de “nosso” e não de “meu”, assim a criança vai perceber que o irmãozinho é de todos daquela casa e não apenas da mãe e do pai.

 Próximos meses com um irmão mais novo

 Com um bebê mais novo, a rotina de todos da casa muda e, automaticamente, o cansaço aumenta. Porém, o filho mais velho também precisa de muita atenção e por mais que estejam cansados, separe um tempo para brincar com ele.

  • Quando o bebê dormir, brinque com o filho mais velho e dê atenção exclusiva a ele;
  • Peça para ele escolher seus brinquedos favoritos para brincar com você, como carrinhos e bonecas que não fazem barulho;
  • Deixe que o mais velho te ajude nas tarefas como, por exemplo, pentear o cabelo do irmão mais novo;
  • Permita que a criança brinque e interaja com o irmãozinho e evite frases como “não toque no bebê”.

Mesmo com a chegada de um novo filho, o mais velho precisa de muita atenção, carinho e também presentes. Por isso, ao comprar brinquedos para ele, escolha a loja online É Pra Presente. Lá, você encontra brinquedos para crianças de 9 anosbrinquedos para criança de 7 anos e também brinquedos para o bebê.

Clique Aqui e acesse o site.