Separar um momento para dar atenção a seu filho é uma das coisas mais importantes e que farão total diferença na formação e crescimento dele. As crianças precisam sentir que são importantes e que são prioridades para os pais.

Isso é feito a partir de momentos em que pais e filhos passam juntos. Separar alguns minutos do dia para brincar com ele ajuda a deixar claro aos pequenos que eles são essenciais para a vida dos pais.

Com a vida agitada em relação à casa, ao trabalho e aos filhos, realmente, às vezes, os pais não têm ânimo para brincar com a criança porque estão cansados. Sim, pais e mães são seres humanos e, também, têm o direito de não querer brincar, pelo fato de estarem cansados, deixando o momento da diversão para depois.

Mas é importante que esse “deixar para depois” não se torne um hábito para os pais, pois quando eles falam ao pequeno que vão brincar depois e esse momento nunca chega, a criança se sente enganada e pode começar a perceber que ela não é uma prioridade, e isso afeta muito a sua formação.

O papel do adulto nas brincadeiras das crianças

 Toda criança necessita de uma referência adulta para se inspirar e é por isso que muitos pais sempre falam que desejam ser pessoas melhores a cada dia. Assim, ao existir um adulto que seja uma referência, a criança se inspira nessa pessoa e consegue desenvolver uma maior segurança emocional e terá coragem de enfrentar situações das quais ainda não conhece, ao estar próxima daquele adulto.

Uma atitude importante que os pais devem ter é demonstrar interesse pelos assuntos que a criança tem e fazer isso em forma de bate-papo. Por exemplo, ao brincar ou conversar com ela, não fique no celular ou fazendo outra coisa ao mesmo tempo, dê atenção, de forma exclusiva.

Por menor que seja o tempo que os pais se dedicam exclusivamente a brincar com seus filhos, eles conseguem se conhecer melhor. Então, brincar, conversar, inventar brincadeiras utilizando os brinquedos preferidos da criança são atividades extremamente benéficas para a relação pais-filhos.

Brincadeiras para fazer com as crianças

 Por mais que o dia tenha sido agitado e que os pais estejam cansados, é importante reservar, pelo menos, meia hora para brincar com os pequenos. Então, lá vai alguns exemplos de brincadeiras que são muito legais, mas que, ao mesmo tempo, não são desgastantes para o adulto que trabalhou o dia todo.

Brinque com os brinquedos preferidos

Sente no tapete infantil da criança e deixe que ela pegue os seus brinquedos preferidos para que vocês brinquem juntos. Se for bichos de pelúcia ou bonecas, invente uma história como se fosse uma peça de teatro que os personagens são os brinquedos.

Se for carrinhos, faça uma pista no chão e aposte corrida com a criança. Brincadeiras como essas podem ser feitas dentro de casa, naqueles 30 minutos que você ficaria na internet, por exemplo.

Brincadeiras mais calmas

 Depois de um dia cansativo de trabalho seja fora ou mesmo dentro de casa, realmente, é complicado brincar daquelas brincadeiras que demandam muita energia. Por isso, sugira algumas mais calmas como, por exemplo, montar um quebra-cabeça ou até mesmo jogar uma rodada de algum jogo de tabuleiro.

Para comprar brinquedos seguros e de qualidade, que divirtam tanto as crianças como os adultos, escolha os da É Pra Presente, que é uma loja online que conta com brinquedos para crianças de 7 anosbrinquedos para crianças de 9 anos e também para crianças mais novas.

Clique aqui e acesse o site.