Quando há um bebê em casa, é comum que os pais fiquem com dúvida em relação a quais brincadeiras fazer com a criança e até que ponto essas brincadeiras podem chegar para o seu bem-estar e também desenvolvimento.

Saber quais são as brincadeiras certas para cada fase da vida do bebê pode ajudá-lo a se desenvolver com mais rapidez, de forma saudável e ao mesmo tempo será algo divertido tanto para ele quanto para você que está o estimulando nessas brincadeiras.

Pensando nisso, separamos algumas brincadeiras que ajudam no momento de interação com o bebê, trazendo muitos benefícios para seu crescimento.

Brincadeiras para o desenvolvimento do bebê

 

Conte histórias 

Um dos grandes costumes que a maioria dos pais têm é o de contar histórias para seus bebês. Para que esse momento fique ainda mais divertido, escolha alguns bonecos ou bichos de pelúcias e utilize-os como personagens das histórias.

Quando escolher uma história que tenha pelo menos três ou quatro personagens, separe os bonecos preferidos do bebê e faça vozes diferentes para cada um. Isso costuma ser muito divertido para ele e ainda estimula o hábito da leitura desde pequeno.

Além de contar histórias utilizando os brinquedos, deixe que ele mesmo folheie o livro; há alguns livros que são especiais para bebês e não rasgam. Aproveite esse tipo de brinquedo para incentivar o seu desenvolvimento.

Monte barraquinhas 

As barraquinhas infantis são grandes aliadas quando o bebê começa a engatinhar pela casa e a brincar pelo chão. É importante separar um canto da casa para o bebê, mesmo que seja um pequeno espaço da sala onde a família fica a maior parte do tempo.

Coloque um tapete infantil no chão, já que eles são feitos exclusivamente para as crianças e por isso são mais seguros, e além disso, monte sua barraquinha, com certeza a criança vai se divertir muito dentro dela com os seus brinquedos.

 Use brinquedos que estimulam a criança

 É muito importante que os pais procurem sempre trabalhar a coordenação motora do bebê e para isso, podem utilizar brinquedos que ajudam nesse estímulo, como por exemplo os brinquedos de encaixe que fazem com que a criança tente colocar cada peça em seu devido lugar.

Faça movimentos repetidos

 Os bebês costumam imitar o que eles veem, por isso tente brincar de uma forma que você faça movimentos que estimule o bebê a fazê-los também. Por exemplo, pisque algumas vezes de forma mais lenta, ele vai perceber e logo estará te imitando.

Esse tipo de brincadeira é muito boa para fazer com bebês, pois é trabalhado a observação e concentração da criança.

Dance com o bebê 

Para que ele sinta a sensação de fazer vários movimentos, pegue-o no colo, coloque músicas diferentes e dance com ele.

Mas, para brincar assim com um bebê, é preciso que seja uma pessoa que tenha cuidado ao segurá-lo, pois, certamente, ele não estará firme ao ponto de se manter seguro sozinho.

Para brincar com muita segurança sempre, é preciso escolher brinquedos que são confiáveis e de qualidade. Na loja É Pra Presente é possível encontrar brinquedos para crianças de 1 ano e para outras idades também.