A atividade física pode ser um momento de muita diversão para os pequenos. Brincar com patins infantil, por exemplo, é uma forma de estimular a criança a criar hábitos mais saudáveis. Veja aqui algumas das melhores ideias de brincadeiras para fazer seu filho se mexer mais!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, para que uma criança ou adolescente seja considerado ativo, é preciso que pratique, pelo menos, uma hora diária de alguma atividade física durante a semana.

A soma resulta em cinco horas semanais, sem contar os exercícios feitos durante as aulas de educação física, na escola.

Falando em escola, uma boa ideia é conversar com a direção para que haja um estímulo a certas atividades na hora do recreio, como pular corda, jogar vôlei, queimada, ping pong, entre outros.

Benefícios das brincadeiras

As brincadeiras ao ar livre agradam muito aos pais, já que tiram a criança da frente do computador, da televisão, do celular e do videogame (principais vilões quando o assunto é sedentarismo infantil).

A OMS afirma que crianças e adolescentes não deveriam gastar mais que uma ou duas horas por dia usando essas formas de entretenimento, já que, ao passarem muito tempo sentadas ou deitadas, os pequenos não se exercitam como deveriam.

Além disso, enquanto ocupam o tempo com exercícios, a criançada não fica tão tentada a comer fora de hora, principalmente aqueles alimentos ricos em gordura e açúcar, que são geralmente consumidos entre as principais refeições, como bolachas e salgadinhos.

A criança não apenas troca hábitos sedentários por atividades benéficas, como também melhora sua rotina alimentar, o que vai interferir positivamente pelo resto da vida.

Veja aqui algumas ideias de brincadeiras para fomentar hábitos mais ativos:

Brincadeiras para manter seus filhos longe do sedentarismo

1-    Esconde – esconde

Essa brincadeira ajuda a trabalhar a agilidade e a coordenação motora, além de estimular o exercício e o pensamento estratégico;

2-    Amarelinha

A amarelinha conta com mais de um benefício. Primeiramente, desenhar a amarelinha no chão já é um exercício, tanto para o corpo como para a mente, e além disso, a atividade também ajuda a trabalhar o equilíbrio das crianças, aumentar o fortalecimento dos músculos das pernas e também a percepção de espaço.

3-    Pular corda

Essa brincadeira é considerada um exercício físico completo, além de ajudar na velocidade, coordenação motora, agilidade e equilíbrio, por isso é altamente recomendável que os pais invistam nela;

4-    Bambolê

O objetivo do bambolê é dar o maior número de voltas com o brinquedo ao redor do corpo. Além de instigar a criança a competir, ajuda na prática de exercícios e melhora o fortalecimento da região abdominal.

5-    Patinete e Patins Infantil

Os patinetes e patins fazem parte das brincadeiras ao ar livre preferidas dos pequenos. Estimulam diversos benefícios, como agilidade, coordenação motora, equilíbrio, velocidade, noção de espaço, além de aumentar a interação social entre amigos

Os patinetes e patins podem acompanhar as crianças durante toda a infância, até mesmo na adolescência e na idade adulta. São, com certeza, as melhores opções de presentes.

 

Encontre os melhores brinquedos na É Pra Presente

Na É Pra Presente você encontra os melhores brinquedos para tirar a criançada da frente da TV!

São patins, patinetes, carrinhos de controle remoto, skates, e mais diversas opções!

Confira!