É comum perceber que algumas crianças que têm até sete anos de idade desenvolvem a hiperatividade e, com isso, costumam ficar ativas 24 horas por dia ou até que o cansaço vença toda essa agitação.

Quando a criança é hiperativa, mesmo que esteja cansada, ela luta contra e sente a necessidade de continuar brincando. Por isso, é importante saber lidar, ser paciente e trabalhar atividades saudáveis, fazendo com que a criança gaste mais energia.

Há alguns tipos de brincadeira que auxiliam os pais a lidarem melhor com crianças hiperativas. Atividades que ajudam elas a gastarem energia e também a trabalharem o raciocínio.

Brincadeiras para crianças hiperativas

 

  • Brincadeiras com movimento

 Dificilmente você vai encontrar uma criança hiperativa que fique sentada no sofá assistindo televisão, jogando vídeo-game ou mexendo em tablets e celulares. Crianças assim preferem e precisam gastar sua energia fazendo brincadeiras que tenham mais movimentos.

Ligue o rádio e dance uma música junto com a criança. Coloque um colchão que não esteja sendo usado para que ela possa pular e se divertir.

Brincadeiras no quintal de casa também são importantes para crianças hiperativas. Chame os coleguinhas da mesma idade ou brinque todos da família de pega-pega, esconde-esconde ou até mesmo jogue bola.

Pular corda é, também, uma ideia muito bacana e que gasta bastante energia. Outra atividade irresistível para elas é a piscina, pois além de ser refrescante, é divertida, e faz com que a criança durma tranquilamente à noite, já que ficar nadando e pulando na água exige energia, mas lembre-se sempre que a segurança deve vir em primeiro lugar; permita brincadeiras em piscinas somente se a criança souber nadar ou se a piscina for apropriada para a sua altura.

Dê de presente para as crianças brinquedos que requerem delas mais movimentação física e motora, como patinspatineteskates e outros além destes que são muito divertidos e gastam muito energia.

  • Brincadeiras de concentração 

Mesmo que sejam agitadas, é importante tentar trabalhar com as crianças a concentração para que consigam desenvolver a mente a fim de aprender novas atividades. Por isso, tente brincar de colar figurinhas, pintar desenhos ou até mesmo fazer algum brinquedo com materiais recicláveis.

Montar quebra-cabeças ou usar legos para criar diversos objetos também são brincadeiras que ajudam a melhorar a concentração de uma criança hiperativa.

  • Participe das brincadeiras 

Uma família que tem crianças hiperativas precisa se unir para interagir com ela de uma forma saudável. É essencial que os pais participem das brincadeiras de maneira espontânea e tenham paciência.

No caso de irmãos mais velhos, tente conversar com eles e ensine que é preciso ter paciência e carinho no momento de brincar com o irmão que tenha hiperatividade.

Esse contato com a família vai ajudar a criança a entender que ela pode contar com todos a sua volta para brincar e gastar a energia que for necessária para que consiga se sentir bem.

Algumas brincadeiras, realmente, não necessitam de brinquedos, como é o caso do esconde-esconde, mas, é importante que a criança tenha diversas opções de brincadeiras e brinquedos para que, assim, se divirta de diferentes formas.

Na loja É Pra Presente é possível encontrar muitos brinquedos para crianças de 7 anos e brinquedos para crianças de 5 anos de alta qualidade, para que a hora da brincadeira seja divertida e também segura.