Muitas pessoas acham que o bebê se comunica apenas quando começa a falar, mas não. Eles conseguem se comunicar mesmo antes de dominar a fala. Para ter uma ideia, o desenvolvimento da linguagem do bebê acontece quando ele ainda está dentro da barriga de sua mãe.

Ao nascer, o bebê se comunica, obviamente, pelo choro e após um tempo começa a fazer essa comunicação através de gestos até que, finalmente, consiga falar de forma correta pronunciando frases inteiras.

De acordo com alguns fonoaudiólogos, existe uma evolução de aprendizagem de acordo com cada faixa etária, porém, é importante que os pais entendam que essa evolução depende de criança para criança.

Mas, em todos os casos os pais podem incentivá-las para que essa comunicação aconteça de modo mais rápido.

Formas de comunicação do bebê

 Crianças de zero a três meses de vida

 Nessa faixa etária o bebê tem como principal forma de comunicação o choro. Isso porque nessa época a criança tem o costume de dormir por muito tempo. Mas, quando estão acordadas, é comum perceber que ela dá alguns sinais diferentes de comunicação que acontecem em formas de:

  • Gargalhadas
  • Sorrisos
  • Gritos
  • Choramingo (geralmente quando estão insatisfeitos com alguma situação)

Formas de incentivo nessa idade

Uma dica valiosa, para incentivar a comunicação do bebê nessa época, é manter o contato visual direto com ela, sorria e faça expressões faciais diferentes. Isso faz com que ela preste atenção e tente te imitar.

Outra forma muito boa de incentivar essa comunicação é através de músicas como cantigas de ninar e qualquer outro som que transmita paz ou que a criança goste.

Crianças de três a seis meses de vida

 Com três meses de vida o bebê costuma fazer sons monossilábicos como “aaaaaa”, pois nessa idade ele ainda não consegue fazer movimentos que formam alguma sílaba composta de duas letras.

Por exemplo, crianças de seis meses já conseguem se comunicar através de sílabas com duas letras como “papapapa” ou “dadada”, já com três meses ainda não conseguem.

Formas para incentivar nessa idade

Uma boa dica para incentivar a criança a se comunicar nessa idade é colocá-la em sua frente e, então, você começa a cantar, falar e repetir as mesmas coisas para que ela comece a querer te imitar.

Mostrar objetos e falar os respectivos nomes também é uma forma que faz com que a criança comece a apreender o nome daquele objeto e, consequentemente, comece a falar.

Use os brinquedos dela, como uma bola, e incentive-a a falar o nome desse brinquedo. Além dela aprender, vai começar a pedir esse objeto para brincar.

Crianças de seis meses a um ano e meio de vida

 A partir dessa idade a criança já começa a entender alguns movimentos, como o do “não” e o do “tchau”, por exemplo, e então começam a falar. Também é nessa fase que ela começa a compreender o significado das frases, por exemplo, ao falar para bater palmas, ela entende que tem que fazer movimento com as mãos.

Ensine à criança outras formas de comunicação, por exemplo, por meio do telefone. Dê um celular de brinquedo e ensine a falar “alô”, aos poucos ela vai entender que essa também é uma forma de comunicação.

Para comprar os melhores brinquedos para que a criança aprenda a se comunicar, acesse o site da loja É Pra Presente. Ela conta com brinquedos para crianças de 1 anobrinquedos para crianças de 6 meses e para muitas outras fases do crescimento, sempre ajudando no desenvolvimento infantil seguro e de qualidade.