Confira aqui 5 motivos para presentear crianças com patins, e veja também onde encontrar os melhores modelos pela internet!

Quem tem filhos sabe que, mais cedo ou mais tarde, os pequenos vão se interessar por brinquedos mais radicais. Os mais clássicos seguem sendo bicicletas e patins. Confira tudo sobre a segunda opção aqui.

Os patins são brinquedos antigos, que seguem fazendo sucesso entre crianças, jovens e até mesmo adultos!

Para os pais pode parecer difícil a ideia de ver os filhos deslizando por aí, suscetíveis aos perigos de uma queda, mas tal experiência não precisa ser assim, tão traumatizante para os adultos.

Tomando os cuidados corretos, patinar pode ser uma atividade muito mais segura do que parece.

O primeiro aspecto para se levar em consideração é a idade. Patins são ideais como brinquedos para crianças de 7 anos. Procure respeitar essa faixa etária para garantir que não haja acidentes.

Confira 5 motivos pelos quais presentear com patins é uma ótima pedida:

Por que presentear crianças com patins?

1-    Desenvolve o equilíbrio

Por volta dos 7 anos é quando as crianças completam o desenvolvimento daquilo que chamamos de propriocepção, um tipo de equilíbrio, responsável pela capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, além da força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em contrapartida às demais.

Antes dessa fase, é complicado para uma criança usar patins ou skate, por exemplo, por isso os 7 anos são mais indicados para quem pretende presentear com esses brinquedos.

2-    Aumenta a noção de responsabilidade

Os equipamentos de segurança, como cotoveleiras, joelheiras, luvas e capacetes, além de roupas mais grossas, como calça jeans, evitam contato direto da criança com o chão, ou seja, são imprescindíveis para evitar machucados.

Esse tipo de associação é muito importante pois traz para os pequenos uma noção de causa e consequência que ainda não está tão bem trabalhada.

3-    Mantém as crianças longe do sedentarismo e da obesidade

Além de se tratar de um esporte que conquista pessoas por todo o mundo, justamente pela superação de limites, andar de patins é um ótimo exercício aeróbico, que ajuda no desenvolvimento de alguns músculos (falaremos mais adiante), assim como no fortalecimento de articulações e tendões.

A patinação também pode trazer benefícios estéticos, graças ao fortalecimento e queima calórica promovidos. Além disso, praticar esportes aumenta os batimentos cardíacos e traz vantagens para toda a vida.

Outro grande benefício: instiga o raciocínio, deixando-o mais rápido, já que exige que a criança tome decisões imediatas, a fim de realizar manobras e evitar quedas.

4-    Promove interação

Apesar de ser um esporte individual, pode ser praticado em grupo, ou seja, várias crianças com patins andando juntas por parques e praças promovem uma sociabilidade que é muito importante nessa fase da vida.

5-    Fortalece grupos musculares

Por exigir muito equilíbrio corporal e estabilidade por parte da criança, a atividade faz com que vários músculos mantenham-se contraídos, principalmente na região abdominal e no quadríceps.

Todo esse trabalho muscular estimula também a concentração, coordenação motora, resistência dos músculos, agilidade e até mesmo alguns reflexos.

Encontre patins e outros brinquedos para crianças de 7 anos

Na É Pra Presente você encontra os brinquedos perfeitos para os pequenos, sempre respeitando a faixa etária e os gostos particulares de cada um.

Navegue pelo site e confira todas as opções!