Acompanhe as 5 principais dicas para quem vai começar a andar de skate e confira também onde encontrar lindos modelos pela internet.

Andar de skate é uma prática muito popular em todo mundo. Praticado por crianças, jovens e adultos, esse esporte possui diversos benefícios, mas é preciso atenção aos primeiros movimentos. Acompanhe nossas dicas.

5 dicas para aprender a andar de skate

1-    Ter paciência

O skatista iniciante deve ter uma dose extra de paciência. Aprender os primeiros passos pode não ser tão rápido quanto se espera, e o treinamento costuma levar um certo tempo para produzir os primeiros resultados.

Até mesmo aprender a se equilibrar em cima do skate (principalmente no caso das crianças) pode acabar tomando bastante tempo, e em algumas situações até mesmo dias para sentir segurança.

No caso de skate para criança, terão dias em que os treinos não vão render. Algumas manobras, ainda que básicas, serão bem complicadas para os pequenos, e eles podem vir a se estressar enquanto não conseguem.

Encoraje o iniciante para que ele não acabe desistindo. É preciso insistir que os resultados virão!

2-    Muita atenção aos equipamentos de segurança!

O skateboard é considerado um esporte radical, por isso oferece riscos e, no caso de um iniciante, certamente ocorrerão algumas quedas durante a prática.

Para se prevenir contra lesões mais graves, certifique-se de adquirir equipamentos de segurança antes mesmo de começar, como cotoveleiras, joelheiras e capacete (básicos e essenciais para garantir diversão sem sustos).

Os skates da É Pra Presente já contam com kit de proteção, de forma que você não precisa se preocupar em ter que realizar mais de uma compra.

3-    Skate para crianças? Considere um tutor

Não é preciso pagar um professor para sempre, mas é importante que o iniciante, no caso de ser uma criança, esteja acompanhado de algum skatista mais experiente, que possa orientá-lo e ajudar nos primeiros passos.

Outra possibilidade é matricular o pequeno em uma escola de skate (hoje em dia é possível encontrar turmas até mesmo em cidades pequenas).

Além de garantir que o iniciante aprenda a andar corretamente, a presença de um acompanhante mais experiente é imprescindível para certificar que a criança saiba como posicionar os pés corretamente para cada manobra, assim como usar os obstáculos e, é claro, arrumar a postura das costas para fica em cima do shape.

4-    Ficar atento ao equilíbrio

Na hora de andar de skate, a postura e o equilíbrio são essenciais. No começo pode parecer complicado ficar parado em cima da base, mas existem técnicas que contribuem para que o corpo se ajuste e se habitue à sensação:

Por exemplo, ao subir no shape, concentre sua força na planta do pé e contraia o abdômen, flexionando levemente os joelhos. Para garantir o equilíbrio, evite mexer o corpo para frente e para trás.

5-    Procurar por inspiração

O skate, por ser um esporte mundialmente consagrado, conta com diversos ídolos nos quais os principiantes podem se inspirar. O maior nome de todos os tempos, Tony Hawks, acumula 12 títulos mundiais e conta com diversos vídeos radicais na internet.

No Brasil também é possível encontrar nomes de peso, como Bob Burnquist e Sandro Dias. Busque conteúdo de grandes skatistas, assista vídeos e acompanhe campeonatos. É sempre bom ter alguém em quem se espelhar.

Adquira o melhor skate e comece a andar já!

Na É Pra Presente você encontra diversos modelos de skates, para meninos e para meninas, levando em consideração a faixa etária e gostos particulares de cada um.

Navegue pelo site para conferir as opções!