Veja aqui algumas dicas valiosas para que seus filhos comecem a andar de patinete de forma correta e segura.

Usar o patinete é muito mais fácil do que se imagina, ainda mais por crianças, que aprendem tudo muito rápido. É mais simples que andar de patins ou skate, e pode servir como treino inicial para quem quiser andar nesses outros dois, inclusive.

Veja aqui algumas dicas para instruir a criança que começar a aprender:

5 dicas para a criança brincar com patinete da maneira correta

  • Na hora de escolher o patinete para criança, é preciso analisar bem todas as opções e levar em consideração a idade do pequeno. Geralmente eles passam a praticar esportes a partir dos dois anos de idade, e nesta faze, o melhor mesmo é comprar um patinete de três rodas (duas dianteiras e uma traseira), para melhorar o controle da aprendizagem. É importante que na parte traseira tenha apenas uma roda, já que duas rodas dificultariam o equilíbrio da criança;
  • Uma dica muito importante para garantir a segurança da criançada é escolher um produto aprovado pelo INMETRO e investir em outros equipamentos de segurança, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras. É preciso ter em mente que crianças caem com mais facilidade, então é sempre bom prevenir;
  • Antes de começar a se aventurar, a criança deve estar usando um tênis confortável e com solado áspero, para garantir atrito e evitar que o pé escorregue;
  • Nunca permita que a criança ande de patinete sobre superfícies molhadas. No chão úmido as rodas podem ficar muito escorregadias e os freios podem não funcionar;
  • A principal dica antes de dar o patinete para criança é deixar claro que ela precisa praticar sempre, e muito. Um dos maiores erros que as pessoas cometem é pensar que não são capazes de fazer algo só porque não se saíram muito bem logo de cara. Diga para o pequeno que ele não precisa se preocupar com a primeira tentativa.
    Ser persistente é o que garante o sucesso!

Todo o patinete vem munido de um freio na roda de trás, caso seja preciso, a criança pode sentir mais segurança usando esse freio do que colocando o pé no chão. Basta pisar em cima dele que o patinete para. Mas atenção, é bom treinar o freio para pisar de forma suave e evitar trancos.

Outros cuidados:

Com a crescente modernização e surgimento de novas marcas, há diversos modelos de patinetes no segmento infantil, e os consumidores precisam ficar atentos quanto à garantia do INMETRO.

Os fabricantes de confiança têm procurado se adequar de acordo com as normas do instituto, já que, para a sociedade, o selo do INMETRO é sinônimo de segurança e, com certeza, é primordial na hora da compra.

Encontre o melhor patinete infantil para o seu filho na É Pra Presente

Na É Pra Presente você encontra diversos modelos, para meninos e para meninas, de patinetes que já vem com a certificação do INMETRO, de forma que você pode ficar tranquilos enquanto a criançada se diverte!

Navegue pelo É Pra Presente e confira!